(61) 3347-3518 / 3032-3695

Você sabia que todo bebê recém nascido deve fazer o teste do olhinho? O Teste do olhinho não é obrigatório em todos os estados brasileiros, porém é muito importante que seja feito. Ele detecta qualquer alteração que possa obstruir o eixo visual do bebê, podendo evitar uma possível cegueira.

Teste do Olhinho Para Recém Nascidos

O teste do olhinho é feito normalmente na primeira semana de vida ou em até 30 dias depois do nascimento. O teste é rápido, simples e indolor. É realizado com um aparelho chamado oftalmoscópio, que é colocado a uma distância de uns 30cm do olho e emite uma luz que apresenta um reflexo vermelho ao atingir o olho do bebê. Esse exame pode ser feito pelo oftalmologista, pediatra ou enfermeira treinada em saúde ocular. Na ausência de reflexo vermelho a criança deve ser encaminha a um oftalmologista especializado.

Teste do olhinho para recém nascidos

Este exame procura identificar precocemente doenças oculares como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo, aumentando as chances de cura. Caso o pediatra ou oftalmologista encontre alguma alteração no olho do bebê, é importante repetir o exame todos os meses, até os 6 meses de idade, avaliando a necessidade de iniciar o tratamento.

Se você possui plano de saúde, desde junho de 2010, o plano é obrigado a cobrir o teste do olhinho. Quanto à rede pública, nem todos os estados possuem leis que obrigam a oferta do exame. Dentro os estados que cobrem o exame estão: Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

É sempre importante ficar ligado na saúde visual dos olhos de nossas crianças, pois elas ainda não sabem como identificar dificuldades para enxergar. Cerca de 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. (Fonte: Guia Do Bebê) O teste do olhinho deve ser feito por um profissional e com o equipamento adequado, caso a luz seja muito forte pode causar danos na vista do bebê ou da criança. Não tente fazer em casa!

Se você gostou do post, curta a fanpage da Óptica Verona e ajude a compatilhar. Obrigado!

Venha nos fazer uma visita:

Nossa Loja

W3 Norte - Quadra 716 - Bloco G - Loja 27 - Asa Norte - Brasília/DF

Nossos números

+55 (61) 3347-3518 / 3032-3695

© 2016 Óptica Verona. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CSTEC.